quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Trabalhos escolares - Gripe Suína

Uma das propostas de trabalho para uma turma de 4º ano (de 9 anos), foi a pesquisa no dicionário, relacionada às palavras mais faladas no momento: gripe, vírus, epidemia e contágio.

Para nossa surpresa, aprendemos mais um pouco com os conceitos e definições.


Veja o que diz o dicionário Luft, da editora Ática.

Gripe.
Moléstia contagiosa, caracterizada por febre, dores de cabeça, inflamação das vias respiratória, inapetência etc. Influenza.

Vírus.
1. Agente microscópico que produz certas doenças no homem, nos animais e nas plantas, provocando a produção de anticorpos específicos.
2. (Informática). Programas (software que pode causar grandes danos - apagar programas e dados do arquivo e que se reproduz ao entrar em contato com outros programas.

Epidemia.
Doença contagiosa que atinge rapidamente muitas pessoas de uma região.

Contágio.
1. Contato que transmite moléstias.
2. Propagação (de ideias, costumes, estados de espírito, etc.).

Baseados nestas definições, concluímos que toda gripe é uma “Influenza”, palavra italiana cujo significado é influência. O frio típico do inverno pode facilitar a ação dos vírus.
Nesta gripe, como aprendemos, o vírus se chama “Influenza A H1N1”. Poderão surgir outros.

Quanto ao ataque do vírus, dá para comparar nosso corpo com o computador, porque também podemos ser infectados, necessitando de vacina e medicação. Na informática são chamados de antivírus.

Na sequência, cada aluno recebeu uma folha A4 a fim de realizar uma atividade, em forma de escrita e desenho, sobre a prevenção da gripe suína.

Eis os trabalhos dos alunos:


2 comentários:

chica disse...

Muito legal esse trabalho de conscientização que essa turminha está fazendo e tendo oportunidade de vivenciar.Parabéns!beijos,chica

Maria Emília disse...

Fantástico este trabalho de pôr as crianças em contacto com as realidades de forma ligeira e educativa.
Bem haja pelo seu trabalho.
Um beijinho,
Mari Emília