domingo, 2 de agosto de 2009

A gripe suína (Influenza A H1N1)

Corrida contra a gripe "Influenza A H1N1", conhecida como gripe suína.
Pequeno resumo de uma pesquisa retirada da rede, para trabalharmos com nossos alunos quando retornarmos ao segundo semestre letivo.

INFLUENZA A H1N1

A Influenza - oriunda do México - é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1) e altamente contagiosa. Por ser um novo subtipo do vírus da Infuenza, ele contamina os porcos e nos humanos é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

O vírus pode ficar incubado no organismo de 1 a 4 dias, sendo que a transmissão pode ocorrer de dois dias antes do aparecimento dos sintomas até cinco dias depois.
É muito importante que a pessoa com os sintomas da gripe fique em repouso e tome bastante líquido. Os medicamentos antitérmicos podem ser utilizados, com especial atenção ao ácido acetil salicílico, que não é aconselhável para crianças.

SINTOMAS

• TOSSE;
• FEBRE ALTA REPENTINA E SUPERIOR A 38ºC;
• DOR DE CABEÇA;
• DORES MUSCULARES E NAS ARTICULAÇÕES;
• DIFICULDADE RESPIRATÓRIA.

Casos suspeitos são de pessoas em estágio agudo da doença, com duração máxima de cinco dias com febre e pelo menos um sintoma respiratório, com ou sem outros sintomas. Confirmados são os identificados por exames laboratoriais. E descartados são os que têm resultado de exame negativo, em amostra colhida e transportada de forma correta ou se identificado laboratorialmente outro atende causador.

Se você apresentar esses sintomas até 19 dias após sair de países que reportaram casos de Influenza A (H1N1) ou tiver contato com pessoa classificada como caso suspeito de infecção humana pelo novo subtipo de Influenza, entre em contato imediatamente com o Disque Epidemiologia:
0800-823-2255

Recomendações:

  • Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
  • Evitar locais fechados com aglomeração de pessoas.
  • Evitar contato direto com pessoas doentes.
  • Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
  • Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
  • Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes ou/e roteiro de viagens recentes.
  • Não usar medicamentos sem orientação médica.
Não esqueça:

Pessoas com sintomas de gripe (febre, tosse, coriza e dores de garganta, de cabeça ou pelo corpo e desconforto respiratório como dor e dificuldade para respirar) devem procurar o profissional de saúde onde habitualmente já se consultam para avaliação do médico e monitoramento clínico, diagnóstico precoce de gravidade e investigação epidemiológica de casos graves e surtos. Elas não devem ir ao trabalho e à escola ou a locais de aglomeração de pessoas. Os hospitais devem ser reservados para os casos mais graves.

Pesquise mais em:

http://www.campinas.sp.gov.br/saude/

4 comentários:

Luciano disse...

Parabéns pela útil postagem. Mas enquanto a preocupação e o combate à gripe caminham céleres em todos os recantos, inclusive aqui, algumas autoridades ainda investem na morosidade, fazendo vistas grossas e ouvidos de mercador sobre este delicado momento da saúde coletiva.

NTE BELÉM-PA disse...

Oi, vim agradecer pela visita ao Esteb Blog é Minha Rua.
A gripe suína tem apavorado a população do Brasil, principalmente de estados da região Sudeste e Sul, mas já está subindo para o Nordeste. Aqui no Norte ainda não temos nenhum caso, talvez porque seja muito quente.
Contudo, particularmente, acho que
a imprensa causou mais danos com suas manchetes de impacto.
Dessa Belém ensolarada mando meu abraço e votos de exclente 2° semestre,
Franz

NTE BELÉM-PA disse...

Ah, ia esquecendo! Gostei uito de seu blog e do título. Muito criativo e original.Parabens
Franz

Larissa disse...

Parabéns, pelo blog mas eu vim procurar perguntas e respostas sobre a gripe suina (influenza h1n1) para um trabalho mas nao achei.
Se puder faça no seu blog perguntas e respostas.
Para o seu blog poder fluir..
entendeu!!!!!!!!