domingo, 30 de maio de 2010

Pintura de Mandalas


O entusiasmo dos alunos em confeccionar as Mandalas em CDs despertou interesse em realizar a pintura em alguns modelos desse desenho já prontos.

Ao olharmos uma Mandala vemos que o desenho é circular e que contem em seu interior formas variadas.

Seu ponto principal é o centro, ao redor do qual, o desenho se desenvolve.

A definição encontrada na Internet diz que: Mandala é uma palavra sânscrita, que significa círculo. Também possui outros significados como círculo mágico ou concentração de energia. Universalmente é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia.

Aprendemos que as Mandalas são simétricas. Observamos nelas a regularidade dos traços, gerando um equilíbrio, uma harmonia e muita beleza quando pintadas nas diferentes cores escolhidas pelos alunos.

As cores podem ter influência psicológica sobre o ser humano, algumas estimulam, outras tranquilizam, pois são captadas pela visão e transmitidas para o cérebro e consequentemente refletem impulsos e reações para o corpo.

Eis o significado de cada cor:

O preto permite a auto-análise, a introspecção, pode significar também dignidade, está associado ao mistério.

O branco remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma.

O verde simboliza esperança, perseverança, calma, vigor e juventude.

O vermelho ativa e estimula, significa elegância, paixão, conquista, requinte e liderança.

A cor amarela desperta, traz leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, juventude e alegria.

A cor azul produz segurança, compreensão. Propicia saúde emocional e simboliza lealdade, confiança e tranqüilidade.

O laranja além de significar movimento, espontaneidade, tolerância, gentileza, é uma cor estimulante.

O cinza promove equilíbrio e estabilidade.

O rosa significa romance, sensualidade, beleza.

A cor violeta significa sinceridade, dignidade, prosperidade, respeito.

O marrom associa-se a estabilidade, constância, significa responsabilidade e maturidade.

Fonte: Mundo Educação » Artes » Significado das Cores





3 comentários:

chica disse...

Que trabalho lindo!Vale a pena fazer e ver!beijos,chica

Luciano Schüler (Lúci) disse...

O começo do Além do Caderno (ctrl c/ctrl v).

Lembro da alegria emanada da gestação e da expectativa do parto deste didático e lúdico blog, o bem batizado de Além do Caderno. Ele nasceu e nasceu lindo e sadio, como previa a criadora e a imaginária ecografia da criatura, tal qual belo bebê no ventre materno.
Foi um privilégio mais do que honroso participar, lado a lado com a criadora e à frente da tela, desta epopeia cibernética, todinha gerada pelo talento inquestionável desta inteligente "menina" lépida e faceira, a professora Isabel para muitos, Cristina para outros e Cris para os íntimos; incompreendida por alguns, mas reconhecida, benquista e apoiada pela maioria, o que é o mais importante.
Quem diria, o Além do Caderno, pra quem não sabe e sequer tem noção, foi concebido e nascido numa máquina (se é que pode ser definida assim) mais do que arcaica e improvisada, uma espécie de salada mista.
Uma "coisa", noutras palavras!
Na linguagem automobilísica seria a verdadeira carroça...
Até parecia um PC, mas só parecia... Mesmo assim, mostrou a que veio e aí está, com uma frequência já além de 150 mil visitas... Quem diria, quem diria...
Agora, porém, o Além do Caderno é gerenciado por um moderno notebook (laptop), para gáudio da responsável e enlevo da plateia.
Tive o amiúde privilégio de acompanhar esta odisséia projetada por esta modesta professora das séries iniciais. Sim, a modéstia é uma das suas melhores marcas, embora seu conteúdo mereça louvores e mais louvores, até mesmo em nível internacional, haja vista as bandeiras que desfilam e consultam diariamente a "enciclopédia" lúdico-didática Além do Caderno. Não apenas do Oiapoque ao Chuí, mas do Japão às Antilhas e outros confins.
Louvado seja este blog, que dentro da sua simplicidade - como define a própria mentora - oferece invejáveis e utilíssimos conteúdos, postos à disposição mundial, seja lá de quem for...
Vivas e fanfarras ao Além do Caderno!
Um beijo de gratidão por existir esta criaturinha talentosa e dedicada e pelo privilégio de orbitar seu mundo, participando direta ou indiretamente deste sucesso, que aos poucos vai se renovando e modificando, embora não se mexa em time vencedor...!

Lúci disse...

Meu amor, que linda esta matéria, dando continuidade à anterior. Texto e fotos muito bem escolhidos e alinhados. Mas o clipe, ah, este ficou divino. Tem a tua carinha!
Parabéns! Me faz lembrar os inúmeros e inúmeros que já fizeste, principalmente pra mim.
Beijos!