quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Atividades de divisão - Histórias matemáticas

Dando sequência à proposta de aprendizagem da divisão, chega o momento de trabalhar a possibilidade dos próprios alunos sugerirem as quantidades a serem divididas, com base no nível de compreensão matemática, desenvolvido desde o início do processo.

Noutras palavras, eles passam a interagir e isto desperta neles o real interesse pelo assunto divisão, pois se sentem valorizados por participarem diretamente na atividade de histórias matemáticas.

Suas tentativas e elaboração de hipóteses desenvolvem, no decorrer do tempo, o crescimento da estimativa em cálculo mental, ou seja, quando eles conseguem agrupar uma quantidade maior em suas divisões, dispensando muitas rodadas.

Sendo bem conduzida, a experiência amplia o grau de assimilação deles sobre esta matéria, fazendo-os deixar de lado o temor pela divisão. De fato, não é bicho de sete cabeças
.

domingo, 25 de outubro de 2009

Divisão - 3º e 4º anos

A divisão é algo sempre temido por muitos alunos. Sendo assim e me baseando no professor Ernesto Rosa Neto (vídeo assistido), resolvi desmistificar esse suposto medo, sugerindo a minha experiência de divisão trabalhada com alunos de 3º e 4º anos.

A atividade pode ser realizada com a turma toda, anotando as sequências das rodadas no caderno.

Exemplifico.


Um aluno recebe 345 canudinhos para distribuir entre 28 colegas.

Pra começar, ele faz uma primeira rodada, decidindo entregar cinco canudinhos a cada coleguinha. Restaram, portanto, 205 em suas mãos, para dividir numa segunda rodada.

Como ainda havia um monte, ele resolve dar 6 pra cada um, totalizando 168. Agora só restaram 37. Sendo assim, na última rodada ele não poderá dar mais do que 1 canudinho a cada um dos 28, pois faltariam.

Um a um, os alunos da turma receberam 12 canudinhos, enquanto na mão do responsável pela divisão sobraram 9.

Divisão por rodadas.

Nesta modalidade o aluno pode realizar a divisão a partir do seu critério de quantidade, levando em conta que deverá dividir de forma igualitária.

O aluno sempre terá em mente o total a ser divido, podendo iniciar com uma quantidade pequena; desta forma, porém, necessitará de muitas rodadas.

Para obter uma quantidade maior na divisão serão necessárias menos rodadas até obter o resultado final.

Observe o quadro abaixo.

Divisão de 128 por 5


128- 25= 103
Já distribuiu 25, faltam distribuir 103
103- 35= 68
Já distribuiu 35, faltam distribuir 68
68-15= 53
Já distribuiu 15, faltam distribuir 53
53- 20= 33
Já distribuiu 20, faltam distribuir 33
33- 20= 13
Já distribuiu 20, faltam distribuir 13
13- 10= 3
Já distribuiu 10, faltam distribuir 3

Neste caso, o 3 (três) será a sobra, ou o resto, pois não haverá igualdade na divisão.
Como o quadro mostra, cada criança recebeu 25.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Mimo recebido e oferecido as amigas


Recebi da amiga Krika!

Fiquei lisonjeada porque se trata de um mimo para artistas. Não sou artista, mas tenho me esmerado em levar algo motivador para minhas aulas de linguagem no tempo integral. Portanto, este carinho chegou na horinha certa.

Fiquei feliz com a ternura da Krika.

Vejam as belezas no blog dela:
http://linguagemeafins.blogspot.com/

Regra: Oferecer o selinho criatividade aos espaços que você acha coloridos, criativos e originais, cheios de ideias, cor e luz!Dedico o selinho às seguintes amigas:

domingo, 18 de outubro de 2009

Aula com a artista plástica Sandrine Gerhardt

O tempo voa! Os alunos passam por nós, crescem, estudam, aperfeiçoam seus talentos, suas habilidades e seguem seus caminhos. Nesta escalada da vida, acontecem fatos maravilhosos, daqueles que surpreendem tanto o professor quanto a Escola, enchendo de orgulho e satisfação.

Isso me encanta!

Semana passada, por exemplo, recebemos a visita, em nossa sala de aula, da mãe do aluno Abner Gabriel Gerhardt, a talentosa e renomada artista plástica e professora Sandrine Damiane Fruscalso Jardim Gerhardt. Ela se dispôs a trabalhar técnicas de arte com todos os alunos, envolvendo as obras de Romero Brito, cujos traçados básicos já foram desenvolvidos em sala de aula.

Surpreendentemente, a professora e artista plástica trouxe todo o material necessário para ser usado nesta aula especial, como tintas, pincéis, cartolinas e outros, explicando aos alunos cada detalhe a ser considerado.

Ilustrando a atividade, ela contou a todos uma parte da sua própria história. Sandrine Damiane Fruscalso Jardim Gerhardt nasceu aqui pertinho, em Santa Maria do Herval e, ainda pequena, mudou-se com a sua família para Novo Hamburgo, onde reside até hoje. A propósito, ela também foi alfabetizada na nossa escola, EMEF João Baptista Jaeger (poderia ter sido minha aluna, mas foi da turma ao lado).

Mal sabíamos tratar-se de ex-aluna e tão famosa.

Enquanto criança, uma professora descobriu o seu talento, incentivando-a a investir nele. Sandrine seguiu o conselho. Depois de alguns anos, já na Faculdade, reencontrou trabalhando lá a professora que a descobriu.

Com formação acadêmica, Sandrine teve algumas das suas obras remetidas ao exterior: Japão, EUA e França.

Com uma amabilidade fantástica e contagiante, ajudou cada aluno individualmente na realização de sua arte. No final, o trabalho de todos se transformou num belíssimo painel.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Felicidades Professores

Oração do Professor

Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,
Dai-me esta graça que vem do amor.
Mas, antes do ensinar, Senhor,
Dai-me o dom de aprender.
Aprender a ensinar
Aprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor.
De aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.
Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
Mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
Mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste,
Mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entende
Precisa ainda mais de mim,
E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,
Para que eu possa trazer o novo, a esperança,
E não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender
Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.

Antonio Pedro Schlindwein



terça-feira, 13 de outubro de 2009

Pintura das figuras do Jogo de Xadrez

Inspirados nas cores vivas e traços marcados em preto, do artista plástico Romero Brito, os alunos continuaram a decorar as imagens das figuras do jogo de xadrez.

Rei, Rainha ou Dama, Bispos, Cavalos, Torres e Peões ganharam um colorido especial na arte infantil de misturar as cores.

Apresento as obras infantis dos alunos em seu jogo de cores.







domingo, 11 de outubro de 2009

Mensagem da Criança



Dizes que sou o futuro.
Não me desprezes no presente.
Dizes que sou a esperança de paz,
Não me induzas a guerra.



Dizes que sou a promessa do bem,
Não me confies ao mal.
Dizes que sou a luz dos teus olhos,
Não me abandones nas trevas.
Não espero somente teu pão,
Dá-me luz e entendimento.




Não desejo tão só a festa do teu carinho.
Suplico-te amor com que me eduques.
Não te rogo apenas brinquedos,
Peço-te bons exemplos e boas palavras.
Não sou simples ornamento de teu caminho,
Sou alguém que te bate à porta em nome de Deus.



Ensina-me o trabalho, a humildade e o perdão.
Orienta-me para o que seja bom e justo.
Corrija-me enquanto é tempo.
Ajuda-me hoje para que amanhã não te faça chorar.

Meimei - Amae Educando
Fonte: A Maneira Lúdica de Ensinar.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Acróstico - O Meu Tabuleiro de Xadrez

Desde o início do Projeto Xadrez na minha turma, o entusiasmo foi percebido de imediato.


O mais legal tem sido o contato, a participação e o interesse de cada aluno com este magnífico jogo, o qual estimula o raciocínio e tantos outros fatores que se somam ao desenvolvimento individual e coletivo.


Neste acróstico, intitulado “O Meu Tabuleiro de Xadrez”, vê-se um conteúdo capaz de incentivar ainda mais a busca dos alunos pelo inteligente entretenimento com características didáticas, começando pela contribuição desta atividade com a aprendizagem.


Onde ou quando inventaram o Jogo de Xadrez não importa.

Mas dizem ter quase 3 mil anos a sua história,
Embora alguns atribuam a época mais recente.
Uma coisa, porém, é certa: trata-se de algo fascinante.

Todas as peças do jogo são colocadas sobre um tabuleiro e
Alinhadas uma a uma nas duas primeiras colunas e linhas.
Brancas e pretas as suas cores e cada lado tem um rei,
Uma rainha, oito peões, dois cavalos, dois bispos e duas torres.
Logo observar que a casa branca deve ficar à direita do jogador.
E esta é a primeira regra, ou seja, a posição do tabuleiro.
Instrutivo e inteligente ele pode ser definido como didático,
Razão de integrar o currículo de nossas Escolas, embora isto já
Ocorra há anos noutros países, sendo até matéria obrigatória.

Dá para dizer que o Jogo milenar é uma batalha travada
Entre dois exércitos, isto é, o das peças brancas e o das pretas.

Xadrez, para muitos, representa uma distração, para outros
A prática da estratégia, pois requer muita concentração,
Dividindo os lances entre ataque e defesa. A imobilização do
Rei é o objetivo do jogo, vencendo aquele que conseguir isto.
E esta conquista tanto pode ser das brancas quanto das pretas.
Zelo e atenção em todos os movimentos facilitam a vitória.

Autor: Luciano Schuler

Inspirados no grafismo do artista plástico Romero Brito, meus alunos criaram, a sua maneira, os desenhos das peças utilizadas no Jogo de Xadrez: Rei, Rainha, Bispos, Cavalos, Torres e Peões, num conjunto de cores e formas capazes de extravasar a criatividade contida em cada um deles.




quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Releitura - As Borboletas - Romero Brito

A partir do contato e familiarização dos alunos com as pinturas do artista plástico Romero Brito, eles começaram a pintar a sua arte utilizando tinta têmpera e lápis colorido.

A releitura de “As Borboletas” trouxe, em cores vivas, a alegria da primavera.

Da folha branca aos primeiros riscos pretos, finalizando com o colorido, surge a bela borboleta.






Pintura em tinta têmpera.




Obra de Romero Brito.

Imagem retirada da Internet.

Leitura: As asas da imaginação.