quarta-feira, 15 de abril de 2009

Todo dia era dia de índio


"Todo dia era dia de índio", diz a música.
Restou, porém, apenas uma data em homenagem aos primitivos e pioneiros habitantes daqui, cujo surgimento envolve muitas teorias.
Graças ao Congresso realizado no México, em 19 de Abril de 1940, reunindo autoridades e delegados indígenas, foi instituída esta data, oficializada no Brasil somente em 1943.
Por aqui, antes de chegar o homem branco, há pouco mais de 500 anos, tudo era dos índios, distribuídos em inúmeras tribos, cada uma com seus costumes, hábitos e línguas. Entretanto, perderam rapidamente seu território para o avanço da "civilização", restando-lhes cada vez menos terras.
Em contrapartida, provém dos índios o legado sobre o respeito à natureza e a preservação do equilíbrio entre fauna e flora, elos responsáveis pela manutenção das espécies. Uma verdadeira lição de ecossistema, enquanto nossa parte tende à iminente consumação da vida no planeta.
Afora outros exemplos, vêm deles o conhecimento e o domínio do poder de cura das plantas, contribuição indígena à ciência.
Apesar de misteriosa, há uma nítida e sensível sintonia entre os índios e as forças do universo. Não é pra menos que eles conseguem "escutar" o nosso planeta. Deste conjunto nasce a sabedoria deles, sem dúvida.
Obrigado, amigo índio!

5 comentários:

Marta disse...

E é mesmo assim!
Tanto para aprender!
Obrigada :)

Maria Emília disse...

Andei a viajar pelo Brasil uns meses e tive oportunidade de visitar na Amazónia o pouco que resta dos Indios. Interessei-me muito pela ligação deles com a natureza. Obrigada por o lembrar aqui.
Um abraço,
Maria Emília

Andreia disse...

É assim mesmo! *

Anônimo disse...

Nós os cidadãos "civilizados", descuramos muitas culturas. Nos somos (os civilizados) talvez a cultura que respeita a natureza. A técnologia tem que se aliar á Natureza, assim como muitos ramos, ciências da vida, nesse apecto em relação á Natureza temos muito que aprender com os nativos. Paz.

Anônimo disse...

continuação - "...(os civilizados)a cultura que respeita menos a natureza ...