domingo, 19 de abril de 2009

Jogo de Xadrez: atividades com o tabuleiro

Para iniciar a atividade relacionada ao Jogo de Xadrez, nada melhor do que apresentar aos alunos a base onde tudo inicia, ou seja, o tabuleiro e suas peças.

Visando proporcionar um entrosamento direto dos alunos com as peças do Jogo de Xadrez e o tabuleiro, distribuí as peças pretas e as brancas entre eles, para que cada um posicionasse a sua peça no tabuleiro, observando a localização exata de cada uma, organizando os dois exércitos.

Neste primeiro contato, observaram tudo atenta e entusiasmadamente, realizando, em seguida, a atividade com o tabuleiro de Xadrez sugerida na folha anexa, onde deveriam pintar a COLUNA, a FILA e a DIAGONAL, distinguindo-as com as cores AZUL, VERMELHA e AMARELA, respectivamente, baseando-se no tabuleiro, isto é, casa sim, casa não, exceto a diagonal.




Com isto eles aprenderam, de forma lúdica e fácil, o que são coluna, fila e diagonal. O uso das letras de “a” até “h”, denominando a fila, bem como de “1” a “8” para as colunas, deu a eles a noção das coordenadas no tabuleiro, facilitando a localização.

No passo seguinte eles se detiveram nas figuras (peças) dispostas sobre o tabuleiro apresentado. Noutra folha, onde cada peça já estava desenhada, colocaram seus nomes e a quantidade existente no tabuleiro, levando em conta pretas e brancas, a saber:

REI (2), RAINHA (2), TORRES (4), BISPOS (4), CAVALOS (4) e PEÕES (16).