domingo, 22 de março de 2009

Figuras geométricas- Jogo de Memória

Fugindo um pouco do Xadrez, mas não tanto do aspecto lúdico, vou relatar hoje as atividades que envolvem um jogo chamado memória, o qual trabalhei nas turmas onde atuei há alguns anos, quando realizei várias atividades no Laboratório de Matemática, o qual dispunha de materiais confeccionados por mim, através de pesquisas em várias fontes, para os alunos desenvolverem suas habilidades cognitivas de raciocínio lógico matemático.
Um dos jogos foi o de memória, envolvendo peças grandes, para toda a turma jogar. Nesta modalidade, cada aluno esperava a sua vez de jogar, diante dos demais colegas, os quais auxiliavam na observação dos cartões (peças) e interagiam no jogo.
O outro jogo foi com peças normais (cartinhas). Com elas os alunos praticavam nas suas próprias classes, em duplas ou trios. Eles registravam cada passo nos seus próprios cadernos.

Materiais utilizados:

  • Folha de ofício
  • Papel colorido
  • Cola
  • Tesoura

5 comentários:

Anônimo disse...

Que ideia genial!Quando eu estava na ativa(me aposentei esse ano) era um dos jogos que a criançada mais gostava em minha sala.Bjs,

Gaivotadourada22 disse...

Obrigada pela visita em meu Blog, e adorei visitar o seu... Muito bom ver seus alunos participando ativamente, isto é ótimo....mérito todo da Professora! Parabéns! Abraços!

chica disse...

Mas que professora esforçada essa! Cois boa de se ver!Parabéns! um beiojo e tudo de bom,chica

Anônimo disse...

obrigada pela visita...amei esta ideia, vou fazer com meus alunos!!! e volte sempre***

Beatriz disse...

Gostei muito das sugestões, estava pensando numa outra forma de trabalhar e encontrei aqui...Obrigada, Bia