quarta-feira, 11 de março de 2009

Xadrez na sala de aula


A introdução do xadrez na sala de aula ampliou os horizontes do conhecimento pedagógico, proporcionados pelo jogo, inserindo os conteúdos da série em seu aprendizado.
O jogo possui características importantes, nas quais podem se desenvolver habilidades em diversos níveis. No raciocínio lógico, por exemplo, propõe ao aluno inúmeros exercícios na busca de combinações em prol dos melhores lances, tendo à frente variadas possibilidades em sua trajetória de assimilação.
Haja vista ser o primeiro contato com o jogo, o ensino amplia-se para diversas áreas do conhecimento, abrindo um leque de atividades a serem exploradas na construção desta prática, desde leituras, cálculos, análise de jogos, simbolismos, pinturas, montagens, recortes, colagens e modelagens.
Na parte motora, utilizar o próprio corpo como peça de Xadrez, visualizar seus ataques e defesas, orientar-se. Noutras palavras, estar literalmente dentro do jogo.
Nesta possibilidade de aprendizagem lúdica ampliam-se conhecimentos e se adquire a linguagem do jogo, estimulando a autoestima, a competição saudável e o trabalho em equipe.