terça-feira, 22 de junho de 2010

Máscaras Africanas

Com a disputa da Copa do Mundo na África do Sul, nossos olhos voltam-se ao continente africano como um todo, onde a utilização de máscaras em cerimoniais é prática comum há milhares de anos, integrando a cultura daquele povo.

As máscaras são de fundamental importância nos rituais, sejam de iniciação, de passagem ou de evocação de entidades espirituais.

Elas são apresentadas, também, como elementos de afirmação étnica, expondo as características particulares de cada grupo. Assim, existe uma enorme diversidade de formas, modelos, técnicas de confecção e aplicações.

Para os povos africanos antigos as máscaras produzidas tinham um sentido específico à sociedade, representando um ser integral, com uma parte física e espiritual, passado e futuro.

Ao representar as forças da natureza e do universo, as máscaras também diziam respeito à religião.

Neste espírito de criação o aluno Abner confeccionou em casa várias máscaras e outras figuras típicas africanas, utilizando cartolina como matéria prima. Trouxe a coleção para a Escola e seus colegas adoraram, tanto que a turma da professora Iná resolveu confeccionar máscaras em cartolinas de diversas cores.

O colorido ficou lindo!

7 comentários:

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

Que criativo esse trabalho, é muito bonito. E no ato de fazer as máscaras com as crianças, é absorvida cultura, explica-se a razão delas existirem.

Parabéns ao aluno Abner. que caprichado. bom dia

Chica disse...

Que lindo trabalho e as crianças adoram essas coisas diferentes,né?beijos,chica

Genis disse...

Muito show! Amei. Bjks e saudades... Genis.

Vânia Morais :D disse...

muito dezzz
parabenssss!!!!!!!!!!!!!!!!
bjs mil

krika disse...

Legal,gostei muito das máscaras.

Vilma disse...

Lindo trabalho!!!! Parabéns! Tem um selinho especial pra vc no Vivendo com Arte. Beijo

Anônimo disse...

trabalho legal,jo gostei.