segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Cães e gatos - Arte de ler e pintar

Neste mês estamos estudando os animais. Para ilustrar nossas atividades, procuramos na Internet os trabalhos do artista plástico Romero Brito, que retrata em sua obra a natureza no nosso cotidiano.

Trocando ideias com os alunos, constatei que todos têm algum animal de estimação, especialmente cães e gatos. Sendo assim, optamos em fazer trabalhos sobre os cães, utilizando as técnicas de “Art pop e grafismo”, nas quais se incluíam a pintura do cão, observação dos limites e livre escolha de cores pelos alunos.

Uma verdadeira brincadeira com as cores, a partir da matriz da obra.

.


Matriz utilizada:



Alunos utilizando as cores em suas pinturas.



Neste contexto de cães e gatos, a poesia foi utilizada para a intensificação da leitura e escrita.

Se é de raça? Ah...Tem graça!
Evelin Heine (adaptação).

De que raça será meu cão?
Vira-lata? Não sei não...
Já o gato é coisa fina,
Sua raça é felina.

O moço lá da loja
Disse que é siamês.
Que veio de muito longe,
E que até fala japonês.

Pra tudo isso eu não ligo.
Todo bicho tem seu jeito.
O que importa é ser amigo.
Mas um amigo do peito.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia da Árvore - Importância da Fotossíntese

Árvores, árvores, árvores... nossa vida, pois...
As árvores desempenham um importante papel na diminuição da poluição atmosférica.
As árvores produzem oxigênio para a nossa respiração.
As árvores regularizam a umidade atmosférica e a temperatura.
As árvores retiram dióxido de carbono da atmosfera.
As árvores diminuem a poluição causada pelos veículos motorizados.
As árvores retiram gases tóxicos da atmosfera.

Queríamos compreender a função das árvores e por que elas são a vida do planeta. Estudamos o texto abaixo.

Ar e Vida

O ar é uma mistura de gases. Os mais conhecidos são oxigênio e o gás carbônico.
Se a vida no nosso mundo precisa de água, também precisa de ar e o ar está presente na atmosfera ou misturado na água.
Dia e noite, animais e plantas usam o gás oxigênio para respirar. Com a respiração soltam o gás carbônico para o ar.
Havendo luz, as plantas utilizam o gás carbônico do ar.
Com o gás carbônico, a água e os nutrientes minerais são absorvidos do solo pelas raízes e assim as plantas fazem a fotossíntese. Fazendo isso, as plantas produzem alimentos, além de liberar o gás oxigênio para o ar, tão importante para a respiração.
Os automóveis com os motores ligados, também usam o gás oxigênio do ar. Ao mesmo tempo produzem gases que poluem o ar.
Os carros que usam motores a álcool e gás natural poluem menos. Os que usam motor elétrico não poluem.
Fonte: Nosso livro de ciências "Redescobrir a Ciência" . de Janeth Wolff e Eduardo Martins. Editora FTD.
Esquema da fotossíntese:



Desenho dos alunos em sala de aula.

Aula no laboratório de informática. Com desenhos feitos no Drawing For Children.
As cidades e suas árvores.

domingo, 20 de setembro de 2009

Desfile Farroupilha em Novo Hamburgo

Neste domingo, 20 de setembro, na avenida principal da minha cidade, Novo Hamburgo, aconteceu o belo Desfile Farroupilha.

Mais uma vez, tal como no dia 7, a população prestigiou o evento histórico, ladeando a rua central, numa manifestação alusiva à epopéia farrapo.

Prendas e peões, representando os Centros de Tradições Gaúchas (CTG), brilharam e coloriram a passeata com seus trajes típicos.

Uma das notas mais altas da comemoração ficou por conta da passagem dos cavaleiros e seus bem tratados cavalos. Satisfazendo a expectativa dos populares, deram uma demonstração da habilidade do gaúcho no manejo e domínio dos cavalos em suas montarias.

Fiel ao seu dono, até mesmo o cusco (cão) acompanha o desfile.






Conheça as belezas do Rio Grande do Sul neste vídeo .


sábado, 19 de setembro de 2009

Selinhos amigos!

Mais selinhos!!!

Este recebi da amiga Paty Longo do blog


Regrinhas!

Linkar o blog pelo qual você recebeu a indicação...Escrever 10 palavras que qualifiquem o seu blog...

Meu Blog é :

Inclusivo, Colorido, Alegre, Feliz, Carinhoso, Amigo, Criativo, Incentivador,Lúdico.
Preocupado com as crianças (educandos).

Afinal como o próprio selinho diz:
Meu Blog é Show!
Repassar para 10 blogs shows que você conhece:
E avisá-los do selinho recebido;Indico para os blogs:



Selinho da amiga


Recebi este selinho da amiga Ana Paula. Adorei!
Brincando e Aprendendo

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Feliz Aniversário

Aniversário é sempre um momento especial que merece comemoração.

Hoje, por exemplo, aniversaria um Blog de uma artesã muito habilidosa. Refiro-me à Neusa do Cantinho dos Potes Decorados.

Suas mãos mágicas dão forma à massa de Biscuit que embeleza e alegra casas de norte a sul do Brasil e até mesmo no exterior.

Fico feliz em ver nascer da bola de massa colorida peças tão lindas.
Aqui algumas imagens deste belo trabalho.


Acesse o Blog: http://biscuitdaneusa.blogspot.com/ e admire a criatividade.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Multiplicação: Tabuleiro de Xadrez ou Tabline

O tabuleiro de xadrez é composto de 64 casas, divididas em colunas e linhas.

Cada coluna é composta de 8 casas e cada linha é composta de 8 casas.

Sendo, então, um quadrado perfeito, podemos multiplicar espaços de linhas e colunas, utilizando um objeto para marcação.

Na minha atividade utilizei um material de contagem que possuía, mas sugiro os cubinhos pequenos da base 10, pois há uma quantidade suficiente para todos os alunos.

Na utilização do tabuleiro de xadrez podemos compor a tabuada até o 8.
Como meus alunos estavam na aprendizagem do jogo de xadrez, utilizei toda a ideia do tabuleiro.


Mas pode ser utilizada a ideia da Tabline, que os alunos gostam muito, pois podem utlizar pintura ou colagem.

Cinco borboletas em duas colunas. Total: 10 borboletas.


Sete borboletas em 5 colunas. Total: 35 borboletas.


Seis borboletas em 4 colunas. Total: 24 borboletas.

Desta forma seguem-se, sucessivamente, todas as tabuadas, tanto para multiplicação quanto para divisão na operação inversa, onde se divide o total de borboletas por colunas, obtendo-se o número de linhas.

sábado, 12 de setembro de 2009

Gripe suína - desenhos no paint

Na aula de informática os alunos do 4° ano - de nove anos - desenvolveram uma série de atividades sobre a gripe suína, transmitindo as idéias a partir de desenhos no software paint, ferramenta muito utilizada e por eles.

Os textos deles foram escritos na linguagem compatível com o nível de aprendizagem. Assim, produziram pequenas histórias em quadrinhos relacionadas ao tema tão falado na Escola: gripe suína.