quinta-feira, 9 de julho de 2009

Conhecendo o Egito - I

O trabalho surgiu a partir da curiosidade dos alunos por este país.
Estávamos realizando o projeto Harmonia das Etnias , estudando primeiro a contribuição dos negros na formação étnica do nosso Estado. Partindo deste estudo realizamos diversos trabalhos ligados ao Continente Africano.
Durante um jogo de trilhas, com o título "Viagem à África", do livro Brasil de Todas as Gentes, do 4º ano, tivemos algumas informações sobre o Continente Africano.
Este jogo despertou a curiosidade de pesquisar sobre o Egito, principalmente porque os alunos ficaram fascinados com as pirâmides.
A partir disto, assistimos ao Filme Rainha do Sol e um Documentário da National Geographic: Egito em Busca da Eternidade. Conhecendo, assim, o legado de uma grande civilização.
Relato da professora Milene Machado Barazetti .

Jogo de trilhas

Continente Africano

A África é um território banhado pelo oceanos Atlântico e Índico, além do Mar Mediterrâneo.
Provavelmente, é o berço dos primeiros seres humanos, afinal, os mais antigos fósseis de hominídeos foram encontrados na África e têm cerca de cinco milhões de anos.
O Egito foi, talvez, o primeiro Estado constituído na África, há cerca de 5 mil anos. Afora isso, vários reinos ou cidades-estado também surgiram neste continente, ao longo dos séculos. Por outro lado, a África foi, desde a antiguidade, procurada por povos de outras regiões, à busca de suas riquezas, como sal e ouro.
A atual divisão territorial da África é recente – meados do século XX, consequência da descolonização européia.

DADOS PRINCIPAIS
ÁREA: 1.001.449 km²CAPITAL: CairoPOPULAÇÃO: 68,5 milhões (censo de 2000)MOEDA: libra egípciaNOME OFICIAL : República Árabe do Egito (al-Jumhuriya Misr al-'Arabiya).NACIONALIDADE: egípciaDATA NACIONAL: 23 de julho (Aniversário da Revolução). GEOGRAFIA do Egito:
LOCALIZAÇÃO: nordeste da ÁfricaFUSO HORÁRIO: + 5 horas em relação à BrasíliaCLIMA do Egito: árido subtropical.CIDADES do Egito (principais): Cairo, El Gîza, Alexandria.COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: árabes egípcios 98%, árabes beduínos 1%, núbios 1% (dados de 1996).
IDIOMA: árabe (oficial)
RELIGIÃO: islamismo 90% (sunitas), cristianismo 10% (em 1990).
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 68,4 hab./km2
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: 1,9% ao ano (1995 a 2000)
TAXA DE ANALFABETISMO: 44,7% (censo de 2000).RENDA PER CAPITA: US$ 1.290 (em 1998).
ECONOMIA:Produtos Agrícolas: algodão em pluma, arroz, trigo, cana-de-açúcar, milho, tomate.Pecuária: búfalos, ovinos, caprinos, aves.Mineração: petróleo, gás natural, manganês, sal de fosfato, minério de ferro, urânio, carvão.Indústria: alimentícia, refino de petróleo, têxtil.


Bandeira do Egito




Rainha Sol - A esposa amada de Tutankhamon Sinopse: Nada poderia preparar a jovem Akhesa para reinar o povo do Egito, a não ser um estranho rapaz chamado Tutankhamon. Sem perceber, ela entra num corajoso jogo à procura de sua mãe, Nefertiti, nesta longa jornada que a levará ao maior dos poderes, o trono do Egito. Perseguidos pelos inimigos do Faraó, os dois adolescentes enfrentarão milhares de perigos, despistando a morte em uma difícil viagem, na qual cruzarão o deserto e tentarão não serem capturados pelo terrível Zannanza. Em uma aventura repleta de testes e aprovações, Akhesa e Tutankhamon se arriscarão, com inocência total, rumo ao único destino que os unirá para sempre.

Rio Nilo é o berço de uma das civilizações da história da humanidade. Através dos séculos os antigos egípcios criaram e construíram os mais magníficos monumentos que o mundo já viu. Explore os tempos de Luxor e Kamak. Navegue pelo Nilo até a Terra dos Mortos e visite as tumbas ricamente decoradas onde reis eram enterrados. Viaje com arqueólogos especializados que desvendaram os enigmas do passado intrigante do velho Egito. (1982)



Desenhos realizados em sala de aula com tinta têmpera.


Um comentário:

Chica disse...

Um estudo que parte do interesse das crianças só pode resultar em algo lindo.Parabéns às professoras e às crianças pelos trabalhos.beijos,chica