sábado, 25 de junho de 2011

Identidade- Informatica Educativa


A construção da identidade se dá por meio das interações da criança, com o seu meio social.


A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira, seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.

s alunos de 4º ano realizaram várias atividades em sala de aula, com o enfoque na construção da identidade. No laboratório de informática, utilizaram o Kouloupaint para o seu desenho e de sua família.


No BrOfficeWriter digitaram um acróstico com seu nome, e decoraram com imagem e cor.


Digitaram suas preferências, gostos sobre a vida.


Resultado e modelo do trabalho.





segunda-feira, 20 de junho de 2011

Releitura - O Livro da Família Todd Parr

Os alunos do 1 ano estavam estudando sobre a família em sala de aula. A professora contou a história: O livro da Família de Todd Parr.







No laboratório de Informática Educativa, os alunos ilustraram a história no KolourPaint. Cada um recebeu uma parte da história para desenhar, conforme a configuração das famílias.



No final do ano passado, cada aluno levou para casa o DVD com o trabalho realizado, para assistir com seus pais e ou responsáveis.



Imagem do livro de Todd Parr.


Imagens dos desenhos dos alunos:


Vídeo do trabalho dos alunos:















quinta-feira, 16 de junho de 2011

História Ilustrada - Informática Educativa

Na aula de Informática Educativa os alunos ouviram a história A Festa do livro de Matemática com o Sarquis.


Como a história era ilustrada com figuras geométricas, a proposta lançada foi que os alunos deveriam desenhar cada parte da história no KolourPaint.



Para esta ilustração os alunos utilizaram as ferramentas disponíveis como: quadrado, círculo, retângulo e triângulo.

Cada aluno realizou seu trabalho de acordo com seu nível de aprendizagem e criatividade.
Era uma vez, três amigos que encontraram três amores e se casaram.








Mas quem casa, quer casa...




ou até mesmo um automóvel.



Um dia, todos se encontraram de novo. E aí, já haviam se multiplicado...



Foi uma festa! Que começou no parque...



Terminou na Floresta.




Escolha figuras geométricas e crie sua história.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Eclipse Lunar

Eclipse Lunar



Um eclipse lunar ocorre quando a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite. Mas como se dá esta interposição?


Durante o ciclo lunar de 29,5 dias, a Lua apresenta suas fases em relação a Terra. Na fase Nova, acontece um alinhamento Sol-Lua-Terra, e o observador terrestre não pode ver a face iluminada da Lua, pois ela não está voltada para o nosso planeta. É como se o satélite estivesse "de costas" para a Terra, com a frente iluminada.


A fase Cheia acontece quando a Terra toma a posição mediana do alinhamento. Alinham-se Sol-Terra-Lua e, desta forma, a face iluminada do satélite volta-se para a Terra. Todo o disco lunar fica visível e temos as belas noites de Lua Cheia.



Os eclipses lunares ocorrem sempre na fase Cheia, pois é nesta ocasião que a Terra está posicionada entre o Sol e a Lua. Mas há um fato que impede de haver um eclipse lunar a cada Lua Cheia. É a inclinação da órbita lunar.




Eclipse Lunar de 15 de Junho de 2011. Visão a partir da minha casa.




segunda-feira, 13 de junho de 2011

Alfabetização- Palavras Escondidas

Uma das propostas do laboratório da Informática Educativa é auxiliar os alunos com dificuldades de aprendizagem.

Esta atividade propõe ajudar os alunos no desenvolvimento da alfabetização. Este trabalho tem o enfoque na leitura.

O objetivo é observar as palavras, ler as palavras, e por fim, verificar quais outras palavras que estão escondidas e ou inseridas na palavra chave.

Primeiramente apresentei a palavra chave no PowerPoint. Em conjunto lemos e escrevemos as novas palavras. Com o trabalho pronto, em outra aula apresentei o vídeo com o título: Palavras Escondidas.

Assistimos ao vídeo, realizamos a leitura. Logo em seguida os alunos no Word, digitaram de forma individual as palavras escondidas.




sexta-feira, 10 de junho de 2011

Montando o esqueleto com Radiografias

Os alunos estavam estudando sobre o corpo humano, em específico o sistema ósseo, suas ligações e articulações que nos permite andar, saltar, correr e muitos outros movimentos.



Os alunos aprenderam a nomenclatura dos principais ossos do nosso corpo. Para esta atividade receberam o desenho de esqueleto articulado, para pintar, recortar e montar as suas partes.

Em outra aula, foi solicitado que trouxessem radiografias ósseas do corpo humano, para uma observação mais detalhada.



Como foram trazidas diversas radiografias de várias partes ósseas, começamos a juntá-las de acordo com sua posição. Quase conseguimos montar um esqueleto inteiro. Faltou pouco.



Na aula de informática, os alunos montaram um esqueleto virtual, no jogo que segue abaixo.