domingo, 18 de julho de 2010

África: cultura e cores.

Nas aulas de Informática continuamos a estudar a cultura africana.

Como parte do trabalho, olhamos vídeos e realizamos várias pinturas relacionadas àquele continente, as quais estão à mostra online no site “colorir.com” - http://culturas.colorir.com/africa/

É um site muito bacana! Nele os alunos pintam as figuras apresentadas e guardam os desenhos no próprio site, o qual pode ser consultado a qualquer momento. Desta maneira, eles podem rever todos os trabalhinhos: seus e dos colegas.

Num determinado momento surgiu a ideia de copiar, ampliar e imprimir as figuras selecionadas no site, para que os alunos as pintassem com tinta têmpera, na própria sala de aula. Para isto, foram escolhidas as imagens do casal africano (fotos).

As cores vibrantes utilizadas na cultura africana deram mais vida e beleza ao trabalho. Os matizes fortes e bem definidos destacam-se nas pinturas com tinta têmpera, ou, até mesmo, em lápis de cor.


segunda-feira, 5 de julho de 2010

A lembrança dos alunos - Mandalas

Quando se encerra um ciclo de trabalho, onde a dedicação e o entusiasmo pelo que se faz deixam saudades, nada como levar uma bela lembrança desta trajetória profissional, especialmente quando bem executada e bem sucedida.

Envolvida neste espírito, a professora Iná Peters levará consigo uma lembrança inesquecível da sua última turma de alunos, antes de se aposentar.

No universo de atividades escolares sob o comando desta grande amiga e colega de tantas e tantas jornadas, refiro-me ao trabalho em Mandalas, o qual foi agrupado e emoldurado, formando um belíssimo quadro, retratando parte de sua trajetória pela nossa Escola e o empenho à Educação, cujo legado permanecerá.

Este quadro formado pelas Mandalas (fotos) terá, certamente, lugar de destaque no cenário de artes da sua casa. Nele está impressa a dedicação de seus alunos e é visível a participação de cada um, fazendo-a lembrar de todos sempre que olhar a obra de arte deles, rica em formas, cores, beleza e harmonia.