terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Uso do dinheirinho no Sistema de Numeração Decimal

Um recurso didático que utilizei na aprendizagem do Sistema de Numeração Decimal, foi as notas de dinheirinho.
Os alunos manipulam dinheiro em sua vida cotidiana, então o trabalho com o dinheirinho facilita a aprendizagem.
Nota de 1 equivale as unidades, a nota de 10 equivale as dezenas e notas de 100 equivalem as centenas.
Cada vez que o aluno obtiver dez notas de 1, poderá fazer a troca por uma nota de 10. Tendo dez notas de 10, faz a troca por uma nota de 100.
Após a manipulação das notas, contagens, agrupamentos e trocas, os alunos realizaram várias atividades de composição e decomposição dos números.

Atividades que realizei com meus alunos
:




Modelo para pintura e recorte.



terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Multiplicação - Jogo da conquista


Sugestão de atividade para fixação dos cálculos de multiplicação, trabalhando as tabuadas de 1 a 6 em um jogo didático.

Jogo da conquista - Multiplicação

Material necessário:

Um quadrado quadriculado, dividido em 12 partes, tanto na horizontal quanto na vertical.
Dois dados tradicionais.

Lápis de cor.

Folha ou caderno de anotação dos cálculos de multiplicação.

Observação: cada jogador deverá ter seu quadro quadriculado para realização da pintura dos quadrinhos que correspondem à resposta do cálculo obtido, pela jogada dos dados.

Como jogar: cada jogador jogará os dois dados. Observar os números ou quantidades das faces dos dados e realizar os cálculos de multiplicação, anotando a conta correspondente.

Pintar a quantidade de quadrinhos correspondentes ao produto.

Vencerá o jogo quem conquistar o maior número de quadrinhos em poucas rodadas de jogadas.


domingo, 10 de janeiro de 2010

Jogo didático - Formas geométricas

Aprendizagem das formas geométricas de forma lúdica.

Jogo para séries iniciais.

Material necessário:

Um quadrado de cartolina quadriculado, dividido em 12 partes, tanto na horizontal quanto na vertical.

Dois dados: Um tradicional e outro com cada face com uma forma geométrica, sendo: triângulo, quadrado, retângulo, círculo, hexágono, pentágono.

Tampinhas para 2 jogadores, 6 para cada um.

Observação: cada jogador deverá ter suas tampinhas cobertas de uma cor diferente da cor do adversário. Em cima de cada tampinha, será desenhada uma forma geométrica, de tal forma que os dois jogadores recebam tampinhas com as mesmas figuras.

Como jogar: cada jogador colocará suas tampinhas no quadriculado de cada extremidade do quadrado, intercalando-as. Um jogador de cada vez jogará os dois dados e andará com a tampinha que tiver a forma geométrica correspondente indicada pelo dado, tantas casas quanto o segundo dado indicar.

Ganhará o jogo o jogador que atingir primeiro, com todas as casas de tampinhas, a extremidade oposta.