terça-feira, 30 de junho de 2009

Adição simples, utilizando material Dourado


A adição corresponde sempre a dois tipos básicos de ação: juntar ou acrescentar.

O Material Dourado possibilita esta ação.

Vivenciar práticas com jogos desta natureza oportuniza o aluno a passar por várias experiências concretas, envolvendo o conceito da adição para que ele possa interiorizá-lo e transferi-lo para a aprendizagem do algoritmo, que vem a ser um dos mecanismo dos cálculos.

Nesta atividade, cada aluno recebe uma cartela, com as imagens dos cálculos com material dourado, para realizarem a adição.
Escrever o total da soma na composição de unidades, dezenas e centenas
.

domingo, 28 de junho de 2009

Jogo de Atenção!

Qual número eu pensei?
Cada aluno recebe uma cartela ou tábua numérica, contendo números de 1 a 100, fichas retangulares e quadradinhas.
Modo de jogar.
Um aluno pensa num número.
O outro aluno fará perguntas para adivinhar qual número o colega pensou.
Exemplo:
O aluno A pensa no número 42.
O aluno B pergunta se é o 25.

O aluno A responde: - É maior que 25.
Então o aluno B coloca as fichas retangulares e as quadradas, cobrindo todos os números de 1 a 25, pois estes não estão mais no jogo.
O aluno B diz outro número: 62.
O aluno A diz: é menor que 62.
Então o aluno B cobre todos os números de 62 a 100.
Estão agora no jogo somente os números de 26 a 61.
O aluno B diz outro número. Por exemplo: 39.
O aluno A diz é maior.
Então são cobertos os números que vão de 26 a 39.
Estão no jogo os números entre 40 e 61.
O aluno B diz 48.
O aluno A responde: é menor.
Então são cobertos os números de 48 a 61.
Estão somente no jogo os números de 40 a 47.
Agora está próximo do aluno B adivinhar. Ele diz outro número: 44.
O aluno A diz é menor.
O aluno B cobre com os quadrinhos os números 44, 45 e 46.
Sobram somente os números 41, 42 e 43. Agora fica fácil para o aluno B adivinhar o número pensado pelo aluno A.
Este jogo pode ser em duplas ou com a professora jogando contra a turma toda, sendo que cada aluno fala um número por vez e todos marcam em suas respectivas cartelas.
O jogo auxilia a formação e a leitura das sequencias numéricas, estabelecendo quantidades (maior e menor), além de desenvolver a atenção de não repetir números que já estão fora jogo.
Boa jogada a todos!

Tiras para recortar os retângulos.

Quadradinhos para recortar.

sábado, 27 de junho de 2009

Selinho da amizade

Recebi este selinho da amiga blogueira Daniele e fiquei muito agradecida com o presente. Adorei, pois ele não só embeleza meu Blog como reflete a imagem da amizade.
Valeu, Dani.

http://jardimdatiadani.blogspot.com/

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Cartelas de Material Dourado

Uma das formas de fixação após o manuseio do Material Dourado, na construção do sistema de numeração decimal, é a utilização de cartelas.
Atividades que podem ser realizadas a partir deste Jogo.

1.Atividade

Os alunos recebem uma cartela contendo diversas quantidades de unidades, dezenas e centenas, as quais formam a primeira classe do sistema de numeração decimal.
Um aluno pega a caixa com os algoritmos e “canta” o número tirado.
Os alunos que possuem aquela quantidade marcam com o material de contagem, podendo ser a própria peça de unidade da caixa do Material Dourado.
Vencem os alunos que preencherem primeiro o cartão.
Os alunos gostam e a atividade pode ser repetida inúmeras vezes, apenas trocando os cartões.

2.Atividade
Leitura das imagens da cartela.
Escrita dos números no caderno.
3.Atividade
Escrita da decomposição desses números no caderno.
4.Atividade
Responder:
Qual o maior número da cartela?
Qual o menor número da cartela?
Quais números possuem 2 centenas?
5.Atividade
Copiar e desenhar a cartela no caderno.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

QVL- Quadro Valor Lugar

Cada aluno recebeu uma cartela com a ordem do Sistema de Numeração Decimal, o chamado QVL: Quadro Valor Lugar.


Fichas com números de 0 a 9.



“Cantei” os números que os alunos deveriam pegar nas fichas de seu banco para ordenar na tabela.
Mudar as fichas de lugar e verificar quais novos números formam.
Verificar, observar e experimentar os números formados.
Menor número de 2 ordens.
Maior número de 2 ordens.
Menor número de 3 ordens.
Maior número de 3 ordens.
Anotar no caderno.
Outra forma de jogar com este quadro QVL é disponibilizar dados.
Os alunos jogam os dados e realizam a soma mentalmente, marcando a resposta com as respectivas fichas.
Ganha o aluno que obtiver o número mais alto.

sábado, 13 de junho de 2009

Batalha dos Peões- Jogo de Xadrez

A iniciação ao Jogo de Xadrez deu-se após o aprendizado dos nomes das peças.
O primeiro movimento será dos peões. Depois dos alunos assimilarem, começamos a jogar, utilizando o tabuleiro grande. Coube a eles as peças brancas, enquanto eu fiquei com as pretas.
Os detalhes relacionados à atividade foram anotados minuciosamente no caderno:
Batalha dos peões.
Cada exército possui 8 peões: brancos e pretos.
Movimento inicial pode avançar duas casas. Movimento seguinte avança somente uma casa.
Captura do peão adversário em diagonal.Cada aluno vinha e realizava uma jogada.

Na seqüência, os alunos formaram duplas e começaram a jogar utilizando os tabuleiros do projeto .
Dispuseram as peças no devido lugar e disputaram entre eles a batalha dos peões, dando início ao aprendizado e compreensão dos primeiros movimentos.
Os alunos demonstraram entusiasmo diante do aprendizado inicial do Jogo de Xadrez. A partir disso eles poderiam praticar em casa, utilizando-se do jogo feito de tampinhas, confeccionado por eles mesmos.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Bingo Base Dez - Material Dourado

Estudamos o Sistema de Numeração Decimal com a Base Dez, utilizando o Material Dourado.
Para a fixação dos conceitos de unidade e dezena, realizamos o Jogo de Bingo com imagens.
Cada aluno recebeu uma cartela contendo a representação decomposta dos números (quadradinhos). Nestas cartelas eles observaram as quantidades de quadrinhos em cada conjunto, reproduzindo em papel quadriculado e colorindo segundo sua criatividade.
Marcaram utilizando as tampinhas do Jogo de Xadrez.
Com as cartelas e tampinhas organizadas, iniciamos o Jogo de Bingo.
“Cantei” os números e eles foram marcando nas suas cartelas.
Vejam nosso jogo.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Meio Ambiente- Plante Árvores

Semana do Meio Ambiente, a Semana da conscientização Ambiental.
Os alunos e eu assistimos a um vídeo institucional, distribuído pela ECOAR.
Refletimos sobre ele, na questão da fotossíntese, processo responsável pela absorção de gás carbônico e liberação de oxigênio na atmosfera, funções obtidas através das folhas das árvores e outras plantas.
Vamos, pois, plantar mais árvores!
Plante uma árvore, ou melhor, muitas árvores.



Os alunos desenharam no Paint e escreveram de acordo com o seu nível de aprendizagem.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Jogo de Memória da Adição

Para o desenvolvimento das atividades de raciocínio lógico dos cálculos da soma, utilizei um jogo de memória da adição na formação de pares.

Os alunos pintaram, recortaram e jogaram com seus colegas.

Ao término da atividade prática, os alunos colaram a sequência dos cálculos em seus cadernos.

Modelo