Cada dupla organizou de acordo com suas habilidades.
1. Quais peças estão no tabuleiro?
2. Quantos exércitos há no jogo?
3. Quantas peças há em cada exército?
4. Como o peão avança?
5. Como a Torre se movimenta?
6. Como o peão captura seu adversário?
9ª atividade:
Observe as posições das peças e identifique quem ocupa a posição:
Observação e dica: Este tabuleiro e peças montei no Power Point. Fiz Print.
2ª atividade:
Pintar uma linha.
3ª atividade:
Pintar uma diagonal.
6ª atividade:
Pintar o tabuleiro em duas cores.
Inicialmente, cortamos um papel pardo de 40 X 40cm, formando um quadrado. Usamos o estilete para cortar tiras na vertical, com 1,5cm de espaço entre as linhas, até 38cm da lateral. As cartolinas coloridas foram cortadas com 1,5cm de largura. A partir deste material cortado, os alunos iniciaram a tecelagem da trama, a qual envolvia muita atenção e concentração para intercalar as cores na linha horizontal. Finalizando, passamos cola nas extremidades a fim de fixar a cartolina e fazer o acabamento final.
Eis nossos trabalhos concluídos.


Os alunos estavam tão entusiasmados com o aprendizado do jogo, que frequentemente sugeriam a colocação dos tabuleiros sobre as classes para jogarmos. 


O fascínio pelo Jogo de Xadrez nos conduziu a novos rumos neste aprendizado, todo ele levado adiante disciplinarmente, etapa por etapa.

Vídeo Legal! Jogo de Xadrez com cadeiras.

Professora Tatiane trabalhando os movimentos do Cavalo captura dos Peões.
Já aprendemos que o movimento do Cavalo é em L.
A aluna Natali está atenta aos seus movimentos na captura dos colegas.
Representou muito bem o Cavalo.




Diz-se que o Cavalo anda em L, ou seja, duas casas na direção horizontal ou vertical e mais uma, em ângulo reto à direção anterior. É a única peça que pode pular sobre as outras, inclusive as próprias. Captura: a peça adversária que se encontrar na casa onde o Cavalo terminar seu movimento.
A Rainha ou Dama
Movimento: casas livres em todas as direções.
Captura: em todas as casas em que pode se movimentar.
O Rei