Cada dupla organizou de acordo com suas habilidades.
1. Quais peças estão no tabuleiro?
2. Quantos exércitos há no jogo?
3. Quantas peças há em cada exército?
4. Como o peão avança?
5. Como a Torre se movimenta?
6. Como o peão captura seu adversário?
9ª atividade:
Observe as posições das peças e identifique quem ocupa a posição:
Observação e dica: Este tabuleiro e peças montei no Power Point. Fiz Print.
2ª atividade:
Pintar uma linha.
3ª atividade:
Pintar uma diagonal.
6ª atividade:
Pintar o tabuleiro em duas cores.
Inicialmente, cortamos um papel pardo de 40 X 40cm, formando um quadrado. Usamos o estilete para cortar tiras na vertical, com 1,5cm de espaço entre as linhas, até 38cm da lateral. As cartolinas coloridas foram cortadas com 1,5cm de largura. A partir deste material cortado, os alunos iniciaram a tecelagem da trama, a qual envolvia muita atenção e concentração para intercalar as cores na linha horizontal. Finalizando, passamos cola nas extremidades a fim de fixar a cartolina e fazer o acabamento final.
Eis nossos trabalhos concluídos.
Vídeo Legal! Jogo de Xadrez com cadeiras.
Professora Tatiane trabalhando os movimentos do Cavalo captura dos Peões.
Já aprendemos que o movimento do Cavalo é em L.
A aluna Natali está atenta aos seus movimentos na captura dos colegas.
Representou muito bem o Cavalo.
Diz-se que o Cavalo anda em L, ou seja, duas casas na direção horizontal ou vertical e mais uma, em ângulo reto à direção anterior. É a única peça que pode pular sobre as outras, inclusive as próprias. Captura: a peça adversária que se encontrar na casa onde o Cavalo terminar seu movimento.
A Rainha ou Dama
Movimento: casas livres em todas as direções.
Captura: em todas as casas em que pode se movimentar.
O Rei