quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Atividades de divisão - Histórias matemáticas

Dando sequência à proposta de aprendizagem da divisão, chega o momento de trabalhar a possibilidade dos próprios alunos sugerirem as quantidades a serem divididas, com base no nível de compreensão matemática, desenvolvido desde o início do processo.

Noutras palavras, eles passam a interagir e isto desperta neles o real interesse pelo assunto divisão, pois se sentem valorizados por participarem diretamente na atividade de histórias matemáticas.

Suas tentativas e elaboração de hipóteses desenvolvem, no decorrer do tempo, o crescimento da estimativa em cálculo mental, ou seja, quando eles conseguem agrupar uma quantidade maior em suas divisões, dispensando muitas rodadas.

Sendo bem conduzida, a experiência amplia o grau de assimilação deles sobre esta matéria, fazendo-os deixar de lado o temor pela divisão. De fato, não é bicho de sete cabeças
.

domingo, 25 de outubro de 2009

Divisão - 3º e 4º anos

A divisão é algo sempre temido por muitos alunos. Sendo assim e me baseando no professor Ernesto Rosa Neto (vídeo assistido), resolvi desmistificar esse suposto medo, sugerindo a minha experiência de divisão trabalhada com alunos de 3º e 4º anos.

A atividade pode ser realizada com a turma toda, anotando as sequências das rodadas no caderno.

Exemplifico.


Um aluno recebe 345 canudinhos para distribuir entre 28 colegas.

Pra começar, ele faz uma primeira rodada, decidindo entregar cinco canudinhos a cada coleguinha. Restaram, portanto, 205 em suas mãos, para dividir numa segunda rodada.

Como ainda havia um monte, ele resolve dar 6 pra cada um, totalizando 168. Agora só restaram 37. Sendo assim, na última rodada ele não poderá dar mais do que 1 canudinho a cada um dos 28, pois faltariam.

Um a um, os alunos da turma receberam 12 canudinhos, enquanto na mão do responsável pela divisão sobraram 9.

Divisão por rodadas.

Nesta modalidade o aluno pode realizar a divisão a partir do seu critério de quantidade, levando em conta que deverá dividir de forma igualitária.

O aluno sempre terá em mente o total a ser divido, podendo iniciar com uma quantidade pequena; desta forma, porém, necessitará de muitas rodadas.

Para obter uma quantidade maior na divisão serão necessárias menos rodadas até obter o resultado final.

Observe o quadro abaixo.

Divisão de 128 por 5


128- 25= 103
Já distribuiu 25, faltam distribuir 103
103- 35= 68
Já distribuiu 35, faltam distribuir 68
68-15= 53
Já distribuiu 15, faltam distribuir 53
53- 20= 33
Já distribuiu 20, faltam distribuir 33
33- 20= 13
Já distribuiu 20, faltam distribuir 13
13- 10= 3
Já distribuiu 10, faltam distribuir 3

Neste caso, o 3 (três) será a sobra, ou o resto, pois não haverá igualdade na divisão.
Como o quadro mostra, cada criança recebeu 25.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Mimo recebido e oferecido as amigas


Recebi da amiga Krika!

Fiquei lisonjeada porque se trata de um mimo para artistas. Não sou artista, mas tenho me esmerado em levar algo motivador para minhas aulas de linguagem no tempo integral. Portanto, este carinho chegou na horinha certa.

Fiquei feliz com a ternura da Krika.

Vejam as belezas no blog dela:
http://linguagemeafins.blogspot.com/

Regra: Oferecer o selinho criatividade aos espaços que você acha coloridos, criativos e originais, cheios de ideias, cor e luz!Dedico o selinho às seguintes amigas:

domingo, 18 de outubro de 2009

Aula com a artista plástica Sandrine Gerhardt

O tempo voa! Os alunos passam por nós, crescem, estudam, aperfeiçoam seus talentos, suas habilidades e seguem seus caminhos. Nesta escalada da vida, acontecem fatos maravilhosos, daqueles que surpreendem tanto o professor quanto a Escola, enchendo de orgulho e satisfação.

Isso me encanta!

Semana passada, por exemplo, recebemos a visita, em nossa sala de aula, da mãe do aluno Abner Gabriel Gerhardt, a talentosa e renomada artista plástica e professora Sandrine Damiane Fruscalso Jardim Gerhardt. Ela se dispôs a trabalhar técnicas de arte com todos os alunos, envolvendo as obras de Romero Brito, cujos traçados básicos já foram desenvolvidos em sala de aula.

Surpreendentemente, a professora e artista plástica trouxe todo o material necessário para ser usado nesta aula especial, como tintas, pincéis, cartolinas e outros, explicando aos alunos cada detalhe a ser considerado.

Ilustrando a atividade, ela contou a todos uma parte da sua própria história. Sandrine Damiane Fruscalso Jardim Gerhardt nasceu aqui pertinho, em Santa Maria do Herval e, ainda pequena, mudou-se com a sua família para Novo Hamburgo, onde reside até hoje. A propósito, ela também foi alfabetizada na nossa escola, EMEF João Baptista Jaeger (poderia ter sido minha aluna, mas foi da turma ao lado).

Mal sabíamos tratar-se de ex-aluna e tão famosa.

Enquanto criança, uma professora descobriu o seu talento, incentivando-a a investir nele. Sandrine seguiu o conselho. Depois de alguns anos, já na Faculdade, reencontrou trabalhando lá a professora que a descobriu.

Com formação acadêmica, Sandrine teve algumas das suas obras remetidas ao exterior: Japão, EUA e França.

Com uma amabilidade fantástica e contagiante, ajudou cada aluno individualmente na realização de sua arte. No final, o trabalho de todos se transformou num belíssimo painel.