Um eclipse lunar ocorre quando a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite. Mas como se dá esta interposição?
Durante o ciclo lunar de 29,5 dias, a Lua apresenta suas fases em relação a Terra. Na fase Nova, acontece um alinhamento Sol-Lua-Terra, e o observador terrestre não pode ver a face iluminada da Lua, pois ela não está voltada para o nosso planeta. É como se o satélite estivesse "de costas" para a Terra, com a frente iluminada.
A fase Cheia acontece quando a Terra toma a posição mediana do alinhamento. Alinham-se Sol-Terra-Lua e, desta forma, a face iluminada do satélite volta-se para a Terra. Todo o disco lunar fica visível e temos as belas noites de Lua Cheia.
Os eclipses lunares ocorrem sempre na fase Cheia, pois é nesta ocasião que a Terra está posicionada entre o Sol e a Lua. Mas há um fato que impede de haver um eclipse lunar a cada Lua Cheia. É a inclinação da órbita lunar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwaLEquI-H_YUgsR7DpiyBE7NIQYPJ6YT5PRzfCaLT65pMHxP_Tm2WHNIl5oAydm448n_yaJAx9aItS5LYFO1crbfzDoDehQ7Ayf1Nt3wJ5b2440j82YBgd6iAPOEyA26pjUbZGeVheBYX/s320/eclipse4.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário