A divisão é algo sempre temido por muitos alunos. Sendo assim e me baseando no professor Ernesto Rosa Neto (vídeo assistido), resolvi desmistificar esse suposto medo, sugerindo a minha experiência de divisão trabalhada com alunos de 3º e 4º anos.
A atividade pode ser realizada com a turma toda, anotando as sequências das rodadas no caderno.
Exemplifico.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxQevGxi64LMGbRJt2bWXuolZEVtvjNk58jH6gUkWo4wHnfqu9xif-HFYnTtS8VKha5CZ5ykN9H9SsU7E8u1Z02lrCUfYSdrNfHls5CbxYLzk_33Ug9pNGx5N1xvWPEIYJY49YNf2MSDUa/s200/canudinhos+plasticos.jpg)
Um aluno recebe 345 canudinhos para distribuir entre 28 colegas.
Pra começar, ele faz uma primeira rodada, decidindo entregar cinco canudinhos a cada coleguinha. Restaram, portanto, 205 em suas mãos, para dividir numa segunda rodada.
Como ainda havia um monte, ele resolve dar 6 pra cada um, totalizando 168. Agora só restaram 37. Sendo assim, na última rodada ele não poderá dar mais do que 1 canudinho a cada um dos 28, pois faltariam.
Um a um, os alunos da turma receberam 12 canudinhos, enquanto na mão do responsável pela divisão sobraram 9.
Divisão por rodadas.
Nesta modalidade o aluno pode realizar a divisão a partir do seu critério de quantidade, levando em conta que deverá dividir de forma igualitária.
O aluno sempre terá em mente o total a ser divido, podendo iniciar com uma quantidade pequena; desta forma, porém, necessitará de muitas rodadas.
Para obter uma quantidade maior na divisão serão necessárias menos rodadas até obter o resultado final.
Observe o quadro abaixo.
Divisão de 128 por 5
128- 25= 103
Já distribuiu 25, faltam distribuir 103
103- 35= 68
Já distribuiu 35, faltam distribuir 68
68-15= 53
Já distribuiu 15, faltam distribuir 53
53- 20= 33
Já distribuiu 20, faltam distribuir 33
33- 20= 13
Já distribuiu 20, faltam distribuir 13
13- 10= 3
Já distribuiu 10, faltam distribuir 3
Neste caso, o 3 (três) será a sobra, ou o resto, pois não haverá igualdade na divisão.
Como o quadro mostra, cada criança recebeu 25.