![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqthNjb4gztK1nLBaCiSZmmhqFPtLR61vB8Zxjf_I5MkSM9LEWMQx8-Sa-rNYxchdN0fQe1ybHc6DlUvlRyjN2mxm3s8PHijL9zfAhLm7MJXchSExHCpjRFo-f9CM8TItC64wCHPrEcMxg/s200/tab_xadrez.png)
O jogo de Xadrez sempre me fascinou, mas pensei ser difícil e destinado somente aos nerds. No entanto, a vontade de aprendê-lo falou mais alto. Então, reuni minha turma de alunos e pomos mãos à obra, desvendando cada passo do jogo. Foi uma experiência fabulosa e nem tão difícil assim...
O estudo do Xadrez iniciou com o jogo que a professora de Educação Física trouxe à sala de aula em seu período semanal. O interesse e o entusiasmo dos alunos foram grandes e a atividade tornou-se o centro da aprendizagem em sala de aula.
O jogo de Xadrez passou por várias etapas pedagógicas. As peças foram inseridas aos poucos, assim como seus respectivos movimentos, facilitando a assimilação de cada passo.
Estas aulas iniciaram com a exploração do tabuleiro, sua formação em colunas e linhas, tendo o aluno a oportunidade de confeccionar seu próprio tabuleiro, feito em folhas, cartolinas e giz de cera colorido, trabalhando as suas linhas e colunas, calculando com base nas adições e multiplicações que o quadriculado sugere.
O tabuleiro de Xadrez é um quadrado dividido em 64 (sessenta e quatro) casas, identificadas em cores claras (brancas) e escuras (pretas), formando colunas (verticais), filas (horizontais) e linhas (diagonais).
Ele é colocado entre os jogadores, observando que a casa branca fique sempre à direita de quem joga.
Nas aulas subsequentes realizávamos atividades relacionadas ao Xadrez, como mostram as imagens. Nelas se percebe os alunos fabricando seus tabuleiros, observando a divisão dos quadrados, a pintura dos mesmos e a colagem das peças propriamente ditas (peões, torres, cavalos, bispos, rainha e rei).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnEaq0AQfmCEHK_lSM0fz5h6-6ozqfBZOhLnssrBs7XlfUvIjCa4eW0Z2q9J-kR2Mv7GaRa7Qeoe0ymNkryKCRfKgSdR1azRE0gmLhTMwK-oeArv0yXB9BL7WVMhut_ABZjoEBsipwhKiL/s280/Imagem+074.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHVf4sQ2whvmYE_nHhYNqHCDzirCGU6uvFMOOVW12jQxrmNZNvuLwS6-q44G0JXkjZGRDUXvT3D450zBRfEsm6PN84Rpu5pz0fDXGH7FmgI1A73FPydmPmMxs8dzmrmyh3b1e244zUoMEr/s280/Imagem+065.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUILjYJGz2Chsj1oFQixQAHeh8jX2tX6HMoYOkKbVNkRnlMTGHKgb6vTPz7ObOXOr3HHT1ktLFj9YyuaywfiMlbXdh3MdyCwJ9y6eVaxvea6PSxlQq0zK9X6ip5OLK2qCuJ862-2HuQno9/s280/Imagem+069.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBE2dbtF2NbBVbWSq7Oyl2oxXDtjFN_vxW61myauR5KQ6TCf14hgzSao7GC4IMBaIZ_1OcRY8uG3mECF6GAvqiIsv7YfHe2ZpR9znisa7mUry2d3jKW0OYvpiMSi06uJ06FSwRTXjhSeZZ/s280/Imagem+070.jpg)
A turma trabalhando!
é amiga só acho que já que vc tem alunos que estão sendo alfabetizados, deveria aprender a escrever e saber que não é "pomos mãos a obra" e sim, pusemos.
ResponderExcluirQue horror hen?