quarta-feira, 10 de março de 2010

Tabuada - Tábua de multiplicação e divisão

Tábua de multiplicação, uma boa ferramenta na resolução dos cálculos matemáticos de divisão e multiplicação.

Cada aluno pintou sua tábua e colou em uma cartolina.

Os alunos colocaram dois atilhos móveis para o manuseio.


Exemplo: Para o cálculo 6 x 8 = 48 .


O atilho na linha 6 na horizontal, e outro atilho na coluna 8 da vertical. A resposta será o encontro da linha e a coluna. Então 48.


Outra forma, é procurar a linha e coluna com auxílio de réguas, ou até mesmo a ponta dos dedos, deslizando pelas linhas e colunas.


Analisamos os números da tábua. As sequências numéricas dos resultados. Observamos também os quadrados perfeitos na linha diagonal.


Para as divisões, no caso 42 : 7 = 6.


Procuramos o número solicitado, ou o mais próximo para baixo e sua linha correspondente, então obtemos o resultado na coluna. Aqui será 6.

Com esta tábua de multiplicação, e ou tabline como também é chamada aqui no sul, fica muito mais fácil resolver os cálculos de multiplicação e divisão.



Atividades de multiplicação e divisão:

6 comentários:

  1. Muito tri a ideia do uso de atilhos para estabelecer as coordenadas e encontrar o resultado.
    Nota 10!
    A menininha do forro deve estar sorrindo agora.
    Tu, sempre tu!

    ResponderExcluir
  2. Essa é ótima mesmo!As crianças tem tantas dificuldades nisso!beijos,lindo dia,chica

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por sua dedicação a causa da educação e pedagogia. Valeu.

    ResponderExcluir
  4. Acho que a menininha do teto (forro) continua sorrindo e brincando com os outros personagens, aproveitando os conteúdos Além do Caderno.
    Estás de parabéns com o disparo nos acessos ao blog.
    Creia, vibro contigo!

    ResponderExcluir
  5. Querida Isabel, que maravilhosas essas suas atividades. Estou iniciando uma nova experiência de trabalhar com 4ª e 3ª série, essa atividade em especial veio de encontro a necessidade. Adoro suas postagens elas ajudam muito no dia-a-dia escolar.Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Amei essa atividade!!!!!
    Muito boa mesmo!!!!
    Os alunos realmente tem muita dificuldade em muitiplicar e dividir.

    ResponderExcluir