quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Divisão - Histórias matemáticas nas séries iniciais

A aprendizagem da divisão requer atenção especial sobre os procedimentos a serem adotados para a condução da compreensão e aprendizado nas séries iniciais.

Utilizar diversos materiais que facilitem estas noções.

Uma das propostas que utilizo com meus alunos é o dinheirinho (aquele de faz-de-conta), tão comum em sua prática do dia a dia e que se aplica muito bem na compreensão e interiorização do conteúdo.

Distribuir cédulas de dinheirinho, visando a construção decimal nas quatro operações, utilizando sua decomposição na evidência da prática desenvolvida.

A atividade abaixo sugere a divisão, através de uma história com personagens.

Nela o aluno recorta e distribui igualmente as quantias solicitadas, colando-as em seus respectivos lugares, obtendo, assim, a noção de trocas de centenas para dezenas e de dezenas para unidades.
Trabalho desenvolvido.

4 comentários:

  1. Obrigado pelos frequentes comentários no meu blog. Sua passagem por ele incentiva a continuidade.
    Quanto ao Além do Caderno, dá gosto ver o binômio criatividade e didática agradando a todos!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom teu trabalho e fico pensando que dentro de algum tempo, bem brevem esse teu blog me ajudará com os trabalhos com Neno...beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. oi linda valeu pela visita
    matematica é assustador pra criançada
    por isso atividades assim ajudam!!!1
    bjss

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa forma de usar o dinheirinho abraços.

    ResponderExcluir