A gripe suína teve sua origem no México, um país da América Norte, onde o vírus, chamado de Influenza A H1N1, foi detectado pela primeira vez. Logo atingiu os Estados Unidos, devido à proximidade dos dois países. Tudo isto aconteceu em Abril deste ano. Não precisou muito tempo para se espalhar além destas duas fronteiras, tanto que chegou à América do Sul, instalando-se especialmente na Argentina, Uruguai e Brasil, atacando, adoecendo e matando muita gente.
Como este vírus é transmitido de pessoa a pessoa, são necessários vários cuidados a fim de evitar sua proliferação.
Os sintomas da gripe suína são muito parecidos com a conhecida gripe comum, aquela que nos ataca de vez em quando. Toda pessoa infectada por este novo vírus apresenta sintomas iniciais semelhantes aos da gripe comum, porém mais agudos, como febre alta e dificuldades respiratórias, exigindo imediato atendimento médico, além de exames laboratoriais. No período entre a suspeita sintomática da contaminação e os resultados dos exames, o paciente deve ficar ou internado ou isolado ou ambos, evitando infectar outras pessoas.
Cuidados básicos para prevenção.
Evitar contato com gripados. Permanecer em casa durante o tempo de transmissão da doença - cinco dias a partir do início dos sintomas. Quando tossir e espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável. Lavar as mãos sempre, especialmente antes das refeições ou de tocar os olhos, nariz ou boca e depois de tossir, de espirrar e de usar o banheiro. Fazer uso de máscara cirúrgica nos ambientes com aglomeração de pessoas, como, por exemplo, aeroportos, ruas movimentadas, shopping, cinemas, etc.
Responda as questões, de acordo com o texto:
1. Em qual país surgiu a gripe suína?
2. Como se chama o vírus da gripe suína?
3. Os sintomas da nova gripe parecem com os de qual gripe?
4. Quais os países da América do Sul onde o vírus está agindo?
5. Cite 3 cuidados básicos para prevenir a nova gripe.
Atividades:
Oi Isabel!
ResponderExcluirSou gaúcha como você! Adorei o teu blog e as atividades sobre o xadrez.
Precisamos de mais professoras como você em nosso sistema de ensino. Hihi.
Se puderes, visete meu blog.
Beijinhos, Michelle
Muito legal e interessante essa postagem!Grandes dicas para os professores!Bjs,
ResponderExcluirIsabel, como sempre criativa até mesmo nesse tema que gostaríamos não estar vivendo. Resolvi esticar minhas férias.estou voltando às atividades nos blogs e no recanto das Letras, porém, fico aqui nesse calorzinho, até o fim dio mes.Falei com o pediatra do Neno e isso foi aconselhado.Assim,faço essec "sacrifício",rsrsr...beijos,chica
ResponderExcluirMuito bom esse resumo da gripe suína,já sei como iniciar minha aula 2ª feira. beijos-MARIA ADELINA
ResponderExcluirOlá, vou aproveitar sua atividade para trabalhar na sala de aula.
ResponderExcluirQdo puder, faça-me uma visita
http://vivianereisfernandes.blogspot.com