Contei a história dos Três Porquinhos.
Questionamentos sobre a história.
Onde se passa a história?
Quais são os personagens?
O que eles construíram?
Como eram as casas?
Qual a mais resistente?
Atividades:
Distribuição dos personagens da história, revestidos em papel contact.
Manusear e brincar com as peças dos personagens.
Passos matemáticos para construção do número.
Observação e classificação:
Organizar os grupos de lobos, porquinhos e casas.
Sequência:
Colocar um porquinho ao lado do outro, sem se preocupar com a ordem.
Seriação:
Os porquinhos vão fazer um passeio pela floresta. Organizar a fila de pequenos, médios e grandes.
Inclusão:
Separar os grupos de animais e personagens.
O que tem mais, animais ou personagens?
Relacionar o todo com as partes.
Contar os lobos um a um, observando o aumento da quantidade. Para obter o número final são necessários todos aqueles já contados. Na construção desta habilidade o aluno assimila, ao longo da aquisição da inclusão hierárquica, que o um está incluído no 2, o 2 no 3 e assim sucessivamente.
Correspondência termo a termo.
Uma casa para cada porquinho.
Quantas casas foram construídas?
Quantas casas o lobo destruiu?
Onde os porquinhos foram morar?
Quantas casas sobraram?
Sequência lógica:
Um porquinho, um lobo, um porquinho, um lobo.
Um porquinho grande, um porquinho médio, um porquinho pequeno.
Conservação:
É a percepção de que a quantidade não depende de arrumação, forma ou posição.
Comparação:
Comparação:
Está em todos os processos
Peças do jogo de personagens.
Olha aí, que legal este seu trabalho. É muito gratificante ver professores/pedagogos tão dedicados indo al´me do caderno esala de aula. valeu.
ResponderExcluirMuito muito obrigadoe continue postando que continuaremos lendo.
Olá amiga,
ResponderExcluirPeguei as gravuras de seu blog e dei aos meus alunos. Tiveram a ideia de fazer fantoches e depois apresentaram a história dos três porquinhos para os coleguinhas. Foi lindo. E obrigada. Depois vou postar uma das crianças apresentando e veja como ficou lindo. Obrigada. É pra isto que os blogs servem.