Neste ano (2009), para introdução do sistema decimal na construção do número em unidades e dezenas, utilizei palitos para criar agrupamentos.
Distribuí o material entre os alunos, dando a eles a liberdade de realizar várias montagens, como mostra a foto:
Distribuí o material entre os alunos, dando a eles a liberdade de realizar várias montagens, como mostra a foto:
Realizamos oralmente a contagem dos palitos, registrando os números correspondentes no quadro.
Pedi que observassem a escrita de 0 a 9. Quando chegamos no 10, observamos que havia 2 algarismos, isto é, a formação de duas ordens. A dezena formou o primeiro agrupamento de palitos num atilho (foto).
Organizamos a contagem de 10 em 10.
Questionamentos:
Quantos palitos são necessários para fazer um “montinho”?
Qual a quantidade máxima de palitos que pode ficar sem amarrar?
Tendo dez palitos o que faço com eles?
Como são chamados os palitos que ficam soltos?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhETFET5yOPEUiwknDlM3U6EeJGLHkQ4xf-ry1HHmqFjnj5zmaAqS-0rxoxmGtu0CD2s919LmCBr4q3ZCjURD-bSkjC-Wtg48UHFrpHh4LVrBxAf1j-49CGgIOrhhbTwU1Qd_5nr4g1W7Bu/s320/ScannedImage-6.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWUNeIjGeT465F1qs7Rev208oTVwCvRK2oatIL453MTurTD55mB5OxMCHIt4Hm530M9l1NCpBAE9LbUe2b_6CpBjzWjEGIjvY-jh-FM-ifga7YlcCm-iNqaE2a2uK5hsmC46vJ0nNUs7K2/s320/ScannedImage-4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgi-EjN6PcxNtiaSOj5bs7-pew6Mtd7E3hrQxnkgrQ45b8fbURnWM1EWWEgPS-i0dgIvNvRbcymn2an-zx_hKOM5eLzRXBmgRNVFpuaCaU4HXTvy4l6kZWu627kFmJKqctMhOG49YHmcxGs/s320/ScannedImage-7.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEic-NQ4_l71yFvtF1jUwNkI2wuxHF-g1sLSYFu0vRb1vcTzDkrhImRtm5YxiXcplNNin7l90CyUGqx5jUEXcUDZlTMc7RVe6gJEu0NLxZcXr3CfAuCfhcpWb5McPrQs1qhHhzp3EPrJeNPX/s400/ScannedImage-3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUthRkOWpDYsypFfNJdLHM-Jg9vLZjX-B1dHQjXQjflrlsGgHk9_3SN2mxwGRi97wUWXa-zEpsb2cEFPDbbrq2-JzLzwq92MbnAQwUgFEFcNsfm3jmq5pTIj7iB7uSCUxOlJ8qQtX-0lCd/s400/ScannedImage-5.jpg)
6 comentários:
Assim fica bem melhor aprender matemática...um beijo e parabéns!chica
Querida Amiga Isabel,
Muito obrigado pela sua visita lá num dos nossos sítios.
Excelente essa sua experiência com os palitos e os alunos.
Já dizia Pitágoras que tudo se resume ao número 1 (UM)e a partir deste número (A UNIDADE) tudo começou se dividindo.
Muitos parabéns.
Um abraço
José António
Olá, passei para conhecer o teu blog e dar uma espiadinha nas novidades. Adoro construções com palitos, estas atividades são sempre bem vindas com a criançada, incrível como eles produzem e crescem com estes jogos.
Beijocas
Profe Márcia
Olá!De grande utilidade teu blog para mim. Sou professora de matemática, ciências, artes e inglês de uma escola rural no interior do RS. Minha formação acadêmica é Biologia. Leciono para quinto e sexto ano. Em 2010, tenho um grande desafio: um aluno especial de 16 anos que ainda não está alfabetizado totalmente nem nas letras nem na matemática.
AGRADEÇO-TE A EXISTENCIA DO BLOG. BEIJOS PROFE DENISE/NOVO HAMBURGO/RS
Cara professora, gracias pelo blog, salvaste o tema da minha filha, já estava sem ideia de como fazê-la compreender o sistema de dezenas e unidades, até que achei a aula com palitos. Ela adorou a brincadeira e fez todos os temas propostos pela professora dela sem dificuldade. Gracias pela ajuda.
Parabéns, gostei do seu blog!
Postar um comentário