terça-feira, 22 de junho de 2010

Máscaras Africanas

Com a disputa da Copa do Mundo na África do Sul, nossos olhos voltam-se ao continente africano como um todo, onde a utilização de máscaras em cerimoniais é prática comum há milhares de anos, integrando a cultura daquele povo.

As máscaras são de fundamental importância nos rituais, sejam de iniciação, de passagem ou de evocação de entidades espirituais.

Elas são apresentadas, também, como elementos de afirmação étnica, expondo as características particulares de cada grupo. Assim, existe uma enorme diversidade de formas, modelos, técnicas de confecção e aplicações.

Para os povos africanos antigos as máscaras produzidas tinham um sentido específico à sociedade, representando um ser integral, com uma parte física e espiritual, passado e futuro.

Ao representar as forças da natureza e do universo, as máscaras também diziam respeito à religião.

Neste espírito de criação o aluno Abner confeccionou em casa várias máscaras e outras figuras típicas africanas, utilizando cartolina como matéria prima. Trouxe a coleção para a Escola e seus colegas adoraram, tanto que a turma da professora Iná resolveu confeccionar máscaras em cartolinas de diversas cores.

O colorido ficou lindo!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Álbum da Copa do Mundo - Seleção Brasileira

Em ritmo de Copa do Mundo e torcendo muito pela seleção brasileira, confeccionei, juntamente com os alunos da professora Iná (quarto ano), um pequeno álbum em formato de bola.

Nele as crianças têm o treinador e os respectivos jogadores escalados para os jogos do campeonato mundial, ora disputado na África do Sul.

Cada aluno decorou seu álbum nas cores do Brasil: verde, amarelo, azul e branco.

Etapas do trabalho, entre elas as imagens destinadas ao álbum ou “livrinho” da Copa do Mundo: