quarta-feira, 25 de novembro de 2009

História do Nascimento de Jesus


Ler, ouvir a história do nascimento de Jesus, é viver por um instante o imaginário da cena deste acontecimento tão lindo, que revivemos a cada ano com a chegada do Natal.

Nascimento de Jesus

Maria, recebeu a visita do Anjo Gabriel que anunciou que seria a mãe do Salvador. Maria estava grávida, e iria ter um menino e que este Menino era o Filho de Deus, e deveria se chamar Jesus!
Maria e José casaram-se segundo as Leis de Deus.
Maria e José se dirigiram à Belém, e ao chegar na cidade muito cansados decidiram procurar uma estalagem porém todas estavam cheias. Um senhor muito bondoso permitiu então que Maria e José permanecessem no estábulo.

Na noite mágica nasceu o Menino Jesus.

O menino Jesus veio ao mundo num lugar simples, no meio dos animais e teve como bercinho uma manjedoura.

No céu surgiu uma estrela muito brilhante, era a estrela guia de Belém a anunciar o nascimento do Filho de Deus.

De muito longe os três Reis Magos avistaram a estrela e souberam então que algo muito especial havia acontecido.

Os três Reis Magos levaram presentes ao Menino Jesus: incenso, ouro e mirra. Daí a nasceu a tradição de oferecer presentes de Natal.


Atividade de cruzadinha do texto:


segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Pintar, montar e colar o Papai Noel




É tempo de Natal!
É tempo de Papai Noel!
É tempo de brincar com a fantasia da magia do Natal!


Pintar recortar e montar um Papai Noel, é oportunizar a criatividade e desenvolvimento de habilidades em nossos alunos, deixando-os fantasiar sobre esta data tão linda do nosso calendário.
Molde do Papai Noel:

domingo, 22 de novembro de 2009

Papai Noel - O bom velhinho

É preciso refazer a verdadeira imagem do Papai Noel, o bom velhinho.

Hoje ele é um mito, o maior agente de vendas da época do Natal.
Entretanto, há no papai Noel riquezas a serem vividas:
  • o sentido da alegria do velho em conviver com as crianças;
  • a alegria da caridade que partilha;
  • o cultivo de uma sadia capacidade de sonhar e fantasiar na criança em meio a robotização atual;
  • a valorização do idoso;
  • a redescoberta da verdadeira missão do sentido santo herói cristão São Nicolau.

Atividades que podem ser desenvolvidas na sala de aula com tema o Natal.

Jogo de Memória:


Ditado de imagens e resumo dos símbolos de Natal:

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Símbolos do Natal - Atividades de 2º ano

Trabalhar em sala de aula a celebração do Natal e aprender o significados dos símbolos natalinos, realizando atividades neste contexto de alfabetização é deixar fluir a fé , a magia e a reflexão desta festa cristã.


PAPAI NOEL
Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C.. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom. Porém, em 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um garro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez tanto sucesso que a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo e está viva até hoje.
Essa figura do bom velhinho de barbas brancas e roupa vermelha que, na véspera do Natal, traz presentes para as crianças que foram obedientes e se comportaram bem durante o ano. Ele habita o Pólo Norte e, com seu trenó, puxado por renas e vem trazer alegria para as famílias durante as festas natalinas.

PINHEIRO
Existem várias teorias para explicar porquê o pinheiro se tornou a árvore símbolo do natal, na maioria dos países onde este se comemora:
Conta a história, que quando Jesus nasceu, perto do estábulo onde ele se abrigava, havia três árvores que resolveram também presenteá-lo. A palmeira escolheu a maior e mais bela palma, e fez dela um abano para o menino. A oliveira ofereceu o suave e perfumado óleo, para amaciar os pés do menino. E finalmente, o pinheiro, já tristemente conformado com a ideia de que não tinha nada a oferecer, pois suas folhas eram como agulhas, e poderiam machucar o menino, percebe que muitas estrelas tinham pousado em seus galhos, iluminando-o de tal forma, que o olhar de Jesus não podia resistir à beleza desta árvore, (por isso até hoje o pinheiro é enfeitado com muitas luzes).

Alguns autores atribuem a existência da árvore de Natal, anterior ao cristianismo.Na Saturnália (festival realizado no inverno em homenagem a Saturno, deus da agricultura), os romanos enfeitavam suas casas com pinheiros.
Diz a lenda, que o pinheiro foi escolhido como símbolo do Natal, devido à sua forma triangular, onde se representa a Santíssima Trindade.
A árvore de Natal, no contexto em que se insere hoje, tem sua primeira referência registrada em Strasbourg, Alemanha, no século XVI, quando todas as famílias, independente do seu poder aquisitivo, decoravam os pinheiros com papeis coloridos, frutas e doces. Após espalhar-se por toda a Europa, esta tradição chega ao continente americano em 1800.
A rainha Elizabete, da Inglaterra, por ocasião do Natal em que oferecia uma grande festa, e recebia numerosos presentes, pediu que estes fossem depositados em baixo de um pinheiro que havia no jardim.
O pinheiro é a única árvore que não perde as suas folhas, seja qual fôr a época do ano.

PRESÉPIO
Foi São Francisco de Assis quem idealizou a representação do nascimento de Jesus com figuras, após 1223, quando festejou a véspera de Natal na floresta de Greccio, na companhia da população de Assis.

A tradição do presépio, na forma como é representado nos dias de hoje, teve início no século XVI. As primeiras imagens apareceram no interior de igrejas, em mosaicos.
No século XVIII a cena do nascimento de Jesus já fazia parte das tradições natalinas em Nápoles e na Península Ibérica.

SINOS
Os sinos sempre representaram o instrumento que anunciava as grandes festas populares, e no Natal eles atingem a sua importância máxima.

VELAS
As velas simbolizam a luz das estrelas que guiaram os Reis Magos.

BOLAS
Por seu formato e pelo colorido, as bolas simbolizam o fruto da “Árvore da Vida”.

O PRESENTE
Alguns autores dizem que os presentes simbolizam o presente que Deus nos deu com o nascimento de Jesus.
Outros associam a sua representação aos presentes que Jesus recebeu dos Reis Magos.
Atividades de sala de aula :

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Divisão com Material Dourado

Trabalhar em sala de aula com as peças do Material Dourado, é oportunizar o aprendizado lúdico.

As peças do Material Dourado possibilitam a criança compreender a formação do Sistema de Numeração Decimal, baseando-se no sistema de trocas.

As trocas são necessárias na operação da divisão.

Com este material na forma planificada, o aluno pode recortar, trocar, agrupar e colar até encontrar a resposta final a sua operação ou situação problema.

Segue algumas atividades de divisão para a compreensão e fixação desta operação matemática.


segunda-feira, 2 de novembro de 2009

É possível!

Já vi e ouvi muito nesse mundo, mas nunca imaginei um dia estar frente à frente a uma ilustre figura como a de agora. Refiro-me ao engenheiro Marcus Pontes, conhecido como o “astronauta brasileiro”. Selecionado, ele acompanhou uma das missões espaciais internacionais, chamada de Missão Centenária, juntamente com outros astronautas.

Citei-o porque assisti, acompanhada da minha família, a sua recente, interessante e didática palestra, proferida na Escola Técnica Liberato, por ocasião da renomada Feira de Ciência e Tecnologia Internacional, organizada anualmente pelo Educandário.

“É possível!”. Com estas duas palavras de incentivo e relembrando sua mãe, Marcus Pontes deu início à palestra, estimulando a todos, especialmente os jovens, entre crianças e estudantes.

Sinceramente, ganhamos o dia!

A cada ponto exposto pelo palestrante, minha memória voava à infância, principalmente quando meu saudoso pai trouxe para casa um jornal mostrando tudo sobre a viagem do homem à Lua, em julho de 1969. Na nossa casa não havia TV naquela época...

“Senti Deus mais infinito lá em cima”, disse Marcus; gostei de ouvir e me impressionei.

Outro fator interessante na postura do conferencista e sua assessoria foi o carinho pelas crianças, a ponto de acomodá-las nas primeiras filas, facilitando a atenção dos pequeninos, cujos olhos brilhavam concentradamente...

De origem modesta e dono de surpreendente humildade, o nosso astronauta encantou a todos com a sua simpatia, preparo e facilidade em explanar a proposta daquele instrutivo painel, especialmente quanto aos detalhes observados na missão.

Destacou, por exemplo, o por e nascer do sol por dezesseis vezes no mesmo dia, em virtude da espantosa velocidade da espaçonave em torno do planeta: uma volta a cada noventa minutos.

O treinamento dos astronautas, exige forças quase sobre humanas, pois excede limites, a fim de capacita-los às situações adversas, ou seja, incomuns do dia-a-dia em terra firme.