sábado, 30 de maio de 2009

Entre você e eu!


Posso sentir
a presença de Deus
através da nossa amizade.
Posso ver seu amor refletido
nas coisas atenciosas que você faz
e na forma como você
está sempre pensando nos outros.
Posso sentir sua sinceridade
na maneira carinhosa
como você
me dá atenção
quando preciso falar,
e no jeito que você tem de
fazer com que todos se sintam importantes.
Posso ouvir sua alegria nos risos
que partilhamos quando estamos juntos.
Os amigos são uma das
formas usadas por Deus
para mostrar seu amor por nós...
E um amigo especial como você
é verdadeiramente
um presente de Deus.


Conversar com os alunos sobre a existência de Deus é algo maravilhoso.

Mesmo Ele sendo aparentemente invisível, sentimos sua presença no meio de nós. Está sempre entre as pessoas que comungam pelo bem, pela amizade e pelo amor.

Neste trabalho de pintura e dobradura feito pelos alunos, evidenciamos bem Sua presença invisível, a qual impulsiona a uma vida de luz, fé e amor.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Xadrez: peças com tampinhas

Com o tabuleiro pronto, chegou o momento de cada aluno ter o seu próprio jogo.

Recolhemos tampinhas de garrafas pet para dividir entre os alunos, cabendo a cada um 32 delas, simbolizando as peças pretas e brancas, devidamente identificadas, como se fossem as originais do Jogo de Xadrez.

Na sequência, cada aluno ganhou o desenho das figuras do Xadrez, para pintar e colar naquelas tampinhas.

Confeccionando o Tabuleiro de Xadrez

Para continuação da aprendizagem do Jogo de Xadrez, confeccionamos o tabuleiro, observando a montagem dos lados do quadriculado, para que no final da colagem formasse o tabuleiro completo, com as respectivas pinturas de colunas e linhas, escrevendo letras nas linhas ou filas e números nas colunas.

A fim de obter divisões com 3 centímetros quadrados, utilizei duas folhas de ofício. A partir delas os alunos montaram seus tabuleiros, observando esta sequência:


Recorte do quadriculado.
Montagem e colagem do tabuleiro.
Escrita das letras para linhas ou filas.
Escrita dos números para a coluna.
Pintura das colunas e linhas.
Colagem no papel pardo.
Identificação.

domingo, 10 de maio de 2009

Presentinho da Mamãe

Com a aproximação do Dia das Mães, os alunos prepararam algumas lembrancinhas para presenteá-las. Utilizando anilina e cola colorida, eles enfeitaram prendedores de roupa, criando neles vários desenhos. Estes grampos decorados são úteis para fechar e guardar embalagens de alimentos.


Todas as mães necessitam de luz, força e harmonia em seus lares para transmitir aos seus filhos ensinamentos de conduta e paz. Essa energia simbólica é representada pela imagem da Virgem Maria, a mãe de todas as mães. Pensando nisso, eles pintaram e decoraram a imagem da Santa a fim de presentear suas mamães, que terão em casa o adorno feito pelos próprios filhos.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Atividades com Material Dourado

No post anterior apresentei o trabalho com Material Dourado, utilizado com minha turma de 3º ano, na construção do Sistema de Numeração Decimal.

Aqui sugiro outras atividades que podem ser desenvolvidas em referência ao Material Dourado, ou Base Dez, para fixação do aprendizado, após sua manipulação.



Recorte e cole a sequência dos desenhos e escreva os números representados.

Pinte e escreva o número indicado no desenho, observando as unidades e dezenas.




domingo, 3 de maio de 2009

Material Dourado - Sistema de Numeração Decimal - Parte I

Trabalhei com os alunos o jogo da Base Dez - ou Material Dourado Montessori.
Primeiramente, distribuí as peças entre eles para realizarem montagens livremente na exploração do material. Após este brinquedo livre, nos direcionamos à aprendizagem dos cubinhos, barras, placas e cubo.

Esse conjunto ajuda a criança a compreender a formação do Sistema de Numeração Decimal, pois se baseia num processo de trocas. Após obter dez cubinhos, representando as unidades, substituímo-los por uma barra, a qual representa a dezena. É relevante os alunos demonstrarem que perceberam a relação entre essas peças, fazendo superposições. O mesmo deve acontecer entre as outras peças.



Ele é útil pra trabalhar a composição, a decomposição e a ordenação dos números, de forma concreta, bem como a construção dos algoritmos de cada operação.
Observe o esquema: